AARJE - ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE JEQUITIBÁ

5 de nov. de 2007

O Artesanato em Jequitibá

O município de Jequitibá, há anos possui uma característica peculiar: o trabalho artesanal anônimo. São produtos confeccionados através da simplicidade de vários munícipes detentores de grande talento e criatividade.

Observada a necessidade de dar suporte e promover a integração dos artesãos, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e EMATER uniram-se e criaram a AARJE - Associação dos Artesãos de Jequitibá, Capital Mineira do Folclore, que também conta com o apoio da Administração Municipal e do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

Com o empenho e incentivo dos criadores da Associação, os artesãos de Jequitibá tiveram oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos pela primeira vez, na I Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais, AGRIMINAS, promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais - FETAEMG em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER-MG, que aconteceu no período de 16 a 19 de março de 2006, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. Vale ressaltar que nesta feira, o stand da AARJE possuía, além do grande número e beleza dos produtos artesanais, uma decoração atrativa, envolvendo a cultura folclórica do município, o que levou o stand a ser um dos mais visitados no evento.

Dada a oportunidade, os próprios artesãos se organizam em suas localidades em busca do aperfeiçoamento de seus produtos. Segundo palavras de alguns artesãos, união e dedicação são imprescindíveis para a melhoria da qualidade da produção, uma vez que, terão oportunidade de aumentar a renda e serem inseridos no mercado comercial.

Do anonimato ao reconhecimento, destaca-se o trabalho das “bonecas de cabaça”, confeccionadas pela senhora Dejanira de Souza Gonçalves que recentemente foi tema do programa Terra de Minas, apresentado no dia 07/10, pela Rede Globo.


Mas em Jequitibá, que é um celeiro de artistas, o artesanato não se resume somente nos trabalhos citados. Da simplicidade dessa gente, surgem diversos produtos feitos com a matéria prima local, como: PRODUTO:* Bonecas de: palha, bucha vegetal e pano; * Bordados em: toalha, bolsa, blusa, pano de prato; * Fuxico: colar e colcha de cama; * Pintura em: telha, pano e tela; * Tricô: blusa, cachecol, etc; * Crochê: passadeira, forro, bico em pano, etc.; * Colcha e tapete de retalho; * Cerâmica: peças utilitárias e ornamentais, bijuterias e cerâmica; * Tapeçaria: casa caiada; * Madeira: pilão, gamela, colher, cabide, móbiles, oratório, móveis; * Papel: peças decorativas; DOCES ARTESANAIS: * Frutas cristalizadas; * Doce de tomate cristalizado; * Doce de pequi; * Cocadinha; * Doce em compota; * Goiabada cascão; * Rapadura; * Geléia de frutas; BEBIDAS: * Cachaça artesanal; * Licor de cachaça; * Licor de pequi; * Chocolate de pequi; COMIDA TÍPICA: * Oro-pro-nobis; * Galinhada; * Chouriço de arroz; QUEIJO: * Queijo temperado com ervas aromáticas; * Mussarela; * Requeijão, entre outros.

Considerando as potencialidades aqui apresentadas, pode-se dizer que, é assim que se desponta Jequitibá no cenário do artesanato, com tradição, qualidade e muita diversidade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial